Ribamar Fiquene, alcança um grande marco

1ª regional e 5ª estadual, com melhor desempenho em programa Previne Brasil

Ribamar Fiquene é primeira regional e a quinta estadual com melhor desempenho no programa Previne Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde fechou o primeiro quadrimestre de 2022 na 1ª posição do ranking regional e na 5ª posição do ranking estadual do Índice Sintético Final (ISF), encerrando o período com 93%. O índice é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil servindo para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos à população, para fins de financiamento das ações de saúde. Nota 10, para Ribamar Fiquene.

De acordo com a Coordenadora, Durvalina Ferraz e a equipe técnica, esse resultado coloca o município de Ribamar Fiquene na frente de grandes cidades regionais e do Maranhão, sendo considerada referência em organização de atenção primária à saúde, que registrou no período 63,%.

O secretário de Saúde, Emerson Júnior, considera essa conquista como positiva advindo de um resultado de todo um trabalho realizado pelas equipes de Saúde da Família e da Atenção Primária. Emerson Júnior destaca as orientações do prefeito Cociflan Silva, para a melhoria dos serviços da Prefeitura de Ribamar Fiquene, que prioriza a saúde pública.

O Previne Brasil é o programa que avalia indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. Ribamar Fiquene tem apresentado números positivos, especialmente nos indicadores que monitoram a proporção de gestantes, com ao menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; na proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; na proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município.

• 11/06/2022 08:00:00