BOLETIM RIBAMAR FIQUENE COVID – 19 DE 19 DE MAIO DE 2020

.

A Secretaria de Saúde do Município de Ribamar Fiquene-MA, informa que tivemos a confirmação de mais 06 casos positivos, no dia de hoje, dentre eles, 01 óbito.
Os casos em questão, tratam-se de uma paciente de 19 anos, sem comorbidades. O segundo, uma paciente de 46 anos, sem comorbidades. O terceiro, paciente de 53 anos, sem comorbidade. O quarto caso, 67 anos sem comorbidade. O quinto, paciente de 41 anos sem comorbidade. O sexto caso, paciente idosa de 63 anos, sem comorbidade; os cinco primeiros casos testaram positivo pela metodologia, Teste Rápido para Anticorpos SARS-CoV-2.
A última paciente deu entrada ao HMSS, (encaminhada do monitoramento domiciliar), normotensa (pressão arterial boa), relatando histórico de febre e fraqueza, formigamanto nós pés, saturação oscilante (nível de oxigenação no sangue). Após testagem rápida negativa e avaliação médica, observou- se uma frequência aumentada dos batimentos cardíacos, que a levaram o encaminhamento ao hospital de referência (Porto Franco). Ao chegar a referência, a paciente encontrava-se com rebaixamento do quadro clínico de saturação e pressão, foi atendida pela equipe multiprofissional, onde realizam teste específico para COVID e positivou. Realizado todas as medidas emergências cabíveis mais infelizmente, ocorreu o óbito no começo da noite!
Externamos o nosso mais profundo pesar pelo falecimento da senhora, moradora de Ribamar Fiquene.
Tivemos uma alta hospitalar para isolamento social domiciliar, família foi orientada de como proceder. 
A Secretaria segue ainda, monitorando Casos Suspeitos em isolamento domiciliar e isolamento social e aguarda novas recomendação do Ministério da Saúde para o descarte dos casos em monitoramento ou isolamento. 
Em caso de sintomas respiratórios como tosse seca, falta de ar, coriza associado à febre, além de fazer isolamento domiciliar conforme preconiza o Ministério da Saúde, informe a unidade de saúde mais próxima ou a OUVIDORIA PELO WHATSAPP 99 981261636, para que a equipe técnica possa realizar as medidas cabíveis.
  • 20/05/2020
  • SEC. DE SAÚDE