SETEMBRO AMARELO

SETEMBRO AMARELO

Equipe da UBS Sumaúma realiza palestra na Escola Maria das Dores Marinho sobre o Setembro Amarelo

Em Ribamar Fiquene alunos da Escola Municipal Maria das Dores Marinho participaram na semana passada de palestra sobre depressão e suicídio. A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde Sumaúma, da Secretaria de Educação, da gestora Ana Cristina Wanderley e professores da escola, como parte da mobilização pelo Setembro Amarelo.

A programação coordenada pela enfermeira Jennifer Tamara teve como palestrante o médico Fancimário Dias com o foco “Todos pela Vida” e a dinâmica com as psicólogas Taynara.Guimarães e Rafaela Lima que motivaram os alunos do ensino fundamental a aprenderem a história da campanha, as causas da depressão e fortaleceram o movimento de valorização da vida.   

A mobilização de saúde na Escola Maria das Dores foi realizada nos dois períodos, manhã e tarde. O médico Francimário Dias destacou que a campanha Setembro Amarelo atua no sentido de identificar os principais sinais e onde procurar ajuda quando precisar. É uma temática delicada e complexa por envolver vários fatores, o que torna importante fomentar os movimentos de conscientização a respeito.

A secretária de Educação, Hélia Maria Nogueira que prestigiou a palestra, ressaltou que a iniciativa do secretário de Saúde, Emerson Júnior com a coordenação da enfermeira Jennifer Tamara foi uma ótima oportunidade de promover o bem-estar e a saúde mental das crianças e adolescentes da Escola Maria das Dores Marinho, alertando a necessidade do cuidado fundamental para reverter as situações de risco e garantir a ajuda adequada para aqueles que precisam.


  • 02/10/2025
  • MARCELO RODRIGUES
  • ASCOM