JANEIRO ROXO

JANEIRO ROXO

Ribamar Fiquene: Secretaria de Saúde promove conscientização sobre hanseníase, alusão ao Janeiro Roxo




A Prefeitura de Ribamar Fiquene, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde dessa terça-feira (29), realizou palestra com a participação dos trabalhadores da saúde pública municipal, em alusão ao “Janeiro Roxo”, dedicado à conscientização e prevenção da hanseníase.

O secretário de Saúde, Emerson Júnior, coordenou a palestra que foi realizada no Auditório da Prefeitura, no Centro Administrativo. O tema principal do evento foi o foco no diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

Palestra ministrada pela Coordenadora do Programa de Tuberculose de Imperatriz, Especialista em Saúde Pública e Assessora Técnica da Salud em Epidemiologia, Menildes Paixão e a Assessora Técnica Responsável pelo Programa de Hanseníase e Tuberculose da Regional da Saúde, Manuelda Rodrigues que destacaram sobre a importância das equipes da Estratégia Saúde da Família dá atenção especial aos pacientes que já tiveram hanseníase e concluíram o tratamento.

Abordaram questões como transmissão, diagnóstico e tratamento da Hanseníase. Mostrando que o diagnóstico precoce é importante para o controle da hanseníase, considerando que, o paciente ainda não transmitiu a doença e com isso facilita o tratamento. Evidenciaram que a gravidade, pode durar o tratamento de seis meses a um ano. Concluíram que o diagnóstico precoce, evita sequelas no paciente, que não transmitirá a doença e o tratamento será em menos tempo.

Os profissionais da saúde de Ribamar Fiquene observaram das palestrantes, a importância do acompanhamento dos contatos, que são as pessoas que moram ou moraram com o paciente, e correm o risco de estar infectadas e desenvolverem a doença. E caso apareça alguma mancha em qualquer parte do corpo, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para avaliação profissional e diagnóstico.


  • 29/01/2025
  • MARCELO RODRIGUES
  • ASCOM