EDUARDO JORGE - COMPARECEU A CÂMARA
![](http://ribamarfiquene.ma.gov.br/portal2021/projeto/public/upload/noticias/26909.jpg)
RIBAMAR FIQUENE - O vice-prefeito e secretário de Educação, Eduardo Jorge (PCdoB), compareceu à Câmara Municipal na sessão ordinária, dia 30 de abril, para atender a convocação dos parlamentares para explicações do planejamento escolar e pedagógico do ano letivo de 2021.
Eduardo Jorge respondeu os questionamentos dos vereadores e apresentou as ações que vem sendo realizadas pela Semede, destacando o calendário escolar que previa a volta das aulas presenciais em três de maio, e que foi inviabilizado devido a crescente onda da pandemia no município. Por conta disso, as aulas iniciadas em fevereiro de 2021, continuam na educação infantil e no ensino fundamental de forma remota neste primeiro semestre.
O secretário disse que o programa pedagógico é cumprido com muito critério e com o planejamento de elaboração das cartilhas impressas disponibilizadas pelas escolas. Os alunos continuam a ter acesso pelas redes sociais, meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares da rede municipal de ensino - usando aplicativos de conversa com videos e áudios. - "Precisamos do nosso planejamento para definirmos o retorno híbrido de 30% ou 40%, com a Semede organizando para o mês de agosto/2021," disse Eduardo.
O ensino público de Ribamar Fiquene tem 1.655 matriculados, sendo 1.450 alunos nas escolas da zona urbana e 205 alunos nas escolas da zona rural.
Eduardo Jorge destacou que o prefeito Cociflan do Amarante (PDT) reconhece a importância do retorno das aulas presenciais com segurança e responsabilidade. O retorno dos alunos, a dificuldade para os professores retornar as aulas integrais, os alunos que precisam do transporte escolar estão entre as preocupações devido o contato direto com os profissionais da educação.
Ônibus Universitário
O vereador Adão do Gás (Rede) perguntou sobre o ônibus universitário e o secretário respondeu que os 23 estudantes do ensino superior no polo de Imperatriz, já reuniram com o prefeito Cociflan que vai deliberar o setor jurídico para estudos e elaborar o projeto de lei.
Eduardo Jorge concluiu suas explicações ressaltando a importância de planejar formas de minimizar os prejuízos dos alunos quando as aulas previstas para o mês de agosto forem retomadas com segurança.